blocos
Carta de Apresentação
& Convite

O Bacuri é uma árvore frondosa que atinge até 40 metros de altura. Sua madeira é forte e resistente, usada para embarcações e casas. Seus frutos são saborosos, nutritivos e versáteis. Em algumas regiões do Brasil, a palavra Bacuri também é usada para se referir às crianças. A Associação Coletivo Bacuri nasceu de um desafio, de um sonho. Nasceu para crescer muito, ser forte e resistente, gerar frutos especiais. Sua criação foi acelerada por uma vontade coletiva de resistir ao dramático ano de 2020, semeando futuros mais esperançosos, ancorados em redes de solidariedade e colaboração. Nossa história descende da história de outras forças coletivas: o Coletivo Crias, o Espaço Pedagógico Educare e a Escola Coletivo Educare. Nascemos da trajetória dessas organizações que compartilham o foco em educação, cultura, arte, natureza e fortalecimento de vínculos de afeto, respeito e saúde.

A Associação Coletivo Bacuri organizou-se institucionalmente a partir de famílias da Escola Coletivo Educare que, frente aos diversos dilemas deflagrados com a pandemia COVID-19, viram-se diante de uma urgência. A urgência de assegurar a continuidade do projeto desta escola, de caráter colaborativo,  gestão compartilhada e princípios pedagógicos pautados pela ética da coletividade, da amizade e da diversidade. A pandemia trouxe, por um lado, a fragilidade econômica da escola, que sempre praticou valores pautados pelo objetivo de se constituir como uma espaço de diversidade sócio-econômica. Por outro lado, trouxe a evidência do quão valiosa é esta escola, como um território de projetos coletivos de múltiplas naturezas, capaz sobretudo de acolher, cuidar e praticar relações de aprendizados expandidos, intergeracionais, interétnicos. Essas características, mais do que nunca, são imprescindíveis diante do contexto de crise e colapso que estamos vivendo. Elas também possibilitam o desdobramento da experiência da escola em muitas outras frentes de projetos e sonhos.

Forma decorativa

A Escola Coletivo Educare é a grande mãe do Coletivo Bacuri, é a nascente desta outra mina d´água neste tempo de aridez e devastação. Nessa atmosfera fluida das águas, a Associação Coletivo Bacuri, se revelou uma forma de resistência para habitar o momento presente e dar mais fôlego, mais mãos, braços, corpos e ideias para nutrir não somente a Escola Coletivo Educare, mas também outras unidades e outros projetos que possamos criar para ampliar a qualidade de vida das crianças, dxs adultxs e de diversos seres que co-habitam conosco essa planeta-casa Terra. É como um rio desaguando em outro rio, maior, mais volumoso, que chega mais longe, abriga mais peixes, atravessa mais territórios, conecta mais pessoas, mais animais, mais plantas, mais alimentos.

Para ajudar a gerir as atividades da Associação Coletivo Bacuri, anualmente, é eleita uma  diretoria. Nossa primeira configuração de diretoria é composta por Arthur (presidente), Joana (vice-presidente), Ana Paula (primeira tesoureira), Cacá (segunda tesoureira), Remo (primeiro secretário), Gabriela (segunda secretária), Fernanda, Francisca e Francieyde (Conselheiras Fiscais). Este pequeno grupo é uma instância que opera como estruturante da organização associativa, que por sua vez, é dinamizada e efetivamente construída por cada sócio/sócia. Os sócios e sócias atuam diretamente nos Grupos de Trabalho (GTs), cujo desafio é articular ações e projetos com finalidades educacionais, culturais, artísticas, ambientais e sustentáveis, científicas e esportivas -, dentre eles, o da Escola Coletivo Educare. Ou seja, a dinamização ocorre por meio da proposição e realização de diversas atividades, que serão possíveis, a partir, inicialmente dos seguintes Grupos de Trabalho (GTs):

1. GT NUTRIÇÃO; 2. GT ESPAÇO E  INFRAESTRUTURA; 3. GT RESISTÊNCIA; 4. GT COMUNICAÇÃO; 5. GT SAÚDE; 6. GT INCLUSÃO; 7. GT PROJETOS E EVENTOS

A Associação Coletivo Bacuri, foi pensada para ser ampla, para estender ações pessoais para as ações coletivas, para ser inclusiva. Ela nos permite juntar as ideias,  agir coletivamente, estender nossa atuação e ampliar os efeitos do que acreditamos. A associação se torna uma base forte e o espaço para crescer. É entidade que abraça a Escola Coletivo Educare, as famílias, a comunidade que a integra e as infinitas possibilidades que se constroem com um projeto integrador e coletivo. A Associação Coletivo Bacuri, como o nome diz, foi idealizada por um conjunto de pessoas que estão ligadas pelo desejo de possibilitar melhores experiências para os nossos Bacuris. Nesta carta contamos um pouco de nossa história, nossa missão e especialmente convidamos novos associados-sonhadores de outros mundos para compor esse sonho.

Venham conhecer melhor essa proposta e integrar a associação conosco!

origami
IMG-20190928-WA0031.jpg